Por Mayanna Estevanim, pesquisadora do COM+
O contexto é denso, marcado por eleições tumultuadas, eventos climáticos extremos e a Covid-19. Fenômenos que testam determinação e resiliência nos últimos tempos. As tecnologias exponenciais como inteligência artificial, robôs autônomos e missões fora do planeta desafiam as suposições sobre o potencial humano. Neste cenário foi lançado o 14º relatório anual de tendências tecnológicas do Future Today Institute’s, chamado Tech Trends Report, que analisou quase 500 tendências de tecnologia e ciência em vários setores da indústria em 2021.
De acordo com o estudo, a escala de mudanças e incertezas resultaram em dois posicionamentos que se sobressaem: aqueles que querem reverter o tempo e fazer o mundo voltar ao normal, e aqueles que abraçaram o caos e se ocupam em construir o futuro. O conteúdo é marcado por 12 relatórios, publicados separadamente, com tendências agrupadas por assunto. Em cada volume são discutidas as forças disruptivas, oportunidades e estratégias que irão conduzir os setores no futuro próximo. São eles:
- Inteligência artificial – Tendências de IA: empresa; saúde, medicina e ciência; consumidor; pesquisa; geopolítica; China.
- Pontuação e Reconhecimento – Tendências relacionadas ao reconhecimento facial, de voz, de gestos, sistemas de pontuação algorítmica e vigilância.
- Novas realidades – Conteúdo e mídia, deepfakes, geração de conteúdo algorítmico, streaming, AR / DR / VR / MR e jornalismo.
- Trabalho, Cultura + Brincadeira – Tendências tecnológicas relacionadas ao futuro do trabalho, moda, beleza, potencializadores cognitivos, vícios, jogos, eSports, brinquedos.
- Saúde + Medicina – Tendências tecnológicas sobre saúde, medicina, Covid-19, smart fitness, smart glasses, relógios + outros wearables.
- Eletrônicos de consumo – Tendências de tecnologia que cobrem o futuro de casas inteligentes, telas, produtos eletrônicos de consumo e trabalho em casa.
- Governo + Política – tendências tecnológicas relacionadas à geopolítica, geoeconomia, governo dos EUA (federal, estadual, local), política e guerra.
- Privacidade + Segurança – Tendências tecnológicas aprofundadas que abrangem privacidade e segurança. Além de uma lista das principais violações e um glossário para executivos.
- Blockchain + Fintech – Tendências de tecnologia cobrindo o futuro de blockchain, criptomoedas + fintech – Além de casos de uso e aplicativos.
- 5G, robôs, mobilidade – Tendências estratégicas cobrindo 5G, 6G, infraestrutura de rede, robôs, cadeia de suprimentos, logística, drones + mobilidade.
- Energia, clima, espaço – Tendências tecnológicas no futuro da energia, mudanças climáticas e exploração fora do planeta. Além de cenários de futuros profundos.
- Biotecnologia e Agricultura – Tendências cobrindo biologia sintética, CRISPR, mRNA, vacinas, interfaces cérebro-máquina, agricultura e alimentos.
Diante de retrospectivas e da previsão estratégica surgem os apontamentos para as reinvenções. De acordo com a fundadora do Future Today Institute’s, Amy Webb, “do caos, um novo mundo virá”. A proposta é que as organizações examinem o impacto potencial de curto e longo prazo das tendências de tecnologia. Olhares para ajustar planejamento, operações e modelos de negócios.
Acesse o conteúdo completo em: http://futuretodayinstitute.com/trends/